Dicas para passar no concurso da EsPCEX

Dicas

Dicas para passar no concurso da EsPCEX

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em fevereiro 5, 2020
Lista VIP (Só os melhores tem acesso)

Receba Notícias, Dicas e Descontos Exclusivos... Tudo isso de forma 100% Gratuita

O concurso público no Brasil é sinônimo de um bom emprego e estabilidade na grande maioria das áreas. Uma das áreas que mais são procuradas e oferecem bons salários é a área militar.

O concurso militar oferece aos candidatos a oportunidade de ingressar em uma área e seguir carreira. Além dos salários vantajosos, o candidato recebe bolsa-auxílio enquanto é aluno de uma escola preparatória de oficiais.

Uma dessas escolas preparatórias é a EsPCEx, que disponibiliza bolsa-auxílio para o aluno.

Neste post, vamos te mostrar 7 dicas de como passar no concurso EsPCEx. São dicas simples e importantes de serem seguidas, que ajudarão você a atingir esse objetivo.

Devemos lembrar que este concurso é um dos mais concorridos do Brasil. Portanto, siga as dicas do Magnus Concursos que iremos passar aqui neste post e dedique-se aos estudos com bastante determinação e disciplina!

1 – Faça exercícios de provas anteriores

Exercitar-se constantemente em busca de se aprimorar, é um caminho que deve ser trilhado por todos que desejam obter sucesso no concurso. Para conseguir passar no concurso da escola militar, é importantíssimo conhecer bem o nível das questões, o estilo da prova, e detalhes que podem ser comparados com provas de versões anteriores.

Para ficar bom nisso, a melhor solução é fazer provas de versões anteriores.

Tendo este hábito, você saberá os principais pontos abordados nas disciplinas que vão para o edital, saberá o estilo da banca e para quais assuntos ela é mais inclinada, além de ter mais domínio sobre diversos conteúdos que irá estudar.

De todas as formas, você não deixará de estudar, pelo contrário, estará mais focado no que pode cair na prova.

2 – Foque em matérias específicas

Em todos os editais de concursos públicos é possível observar as matérias específicas que serão temas para o questionário da prova. Esteja atento a elas, pois, de modo geral, todas essas questões possibilitam mais pontos em comparação com outras.

É parte de uma estratégia eficaz estar atento aos processos de elaboração e execução da prova da EsPCEx. Fique por dentro dos editais anteriores e observe quais são as disciplinas que mais necessitam ser focadas.

3 – Dedique-se bastante em Língua Portuguesa

Na prova da EsPCEx, as questões de Língua Portuguesa são bastante demandadas e contam pontos importantíssimos.

Está é uma matéria que destaca de forma boa ou ruim um candidato para a banca examinadora.

A maior parte das questões, sejam elas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, exigem uma boa interpretação textual.

Já nas questões de Língua Portuguesa, as regras gramaticais, de concordância, consonância e interpretação de texto, dentre outros pontos importantes, serão avaliados e deverão contar muitos pontos.

4 – Pratique Redação

Ser bom em redação é algo que depende muito de prática constante. Para ficar bom em dissertar sobre um assunto, primeiramente você deve saber a estrutura de uma dissertação, como introduzir uma redação de forma perfeita, entender sobre o desenvolvimento e conclusão do texto.

Além disso, ser bom nas regras gramaticais e conhecedor da Língua Portuguesa é fundamental. Portanto, pratique bastante, veja redações de candidatos aprovados e possua o hábito de ler revistas, jornais, ver telejornais, e manter-se informado sobre os assuntos que mais se destacam.

5 – Pratique exercícios físicos todos os dias

Os concursos para as escolas militares em todo o Brasil têm como etapa de classificação dos aprovados na prova teórica uma bateria de testes físicos. O objetivo é avaliar se os candidatos estão dentro dos critérios exigidos para encarar anos de treinamento com atividades físicas intensas.

Para isso, flexões, agachamentos, abdominais, polichinelos, corrida, são exigidos pelos avaliadores e são critérios de desclassificação do candidato caso ele esteja despreparado.

Exercite-se constantemente ao menos 1 hora de exercícios físicos e esteja preparado para essa etapa de avaliação. Essa é uma etapa extremamente importante, que pode desclassificar um candidato que foi bem na prova teórica se ele demonstrar um quadro de inaptidão física muito intenso.

Para não ser reprovado e ‘morrer na praia’, pratique no mínimo uma hora de exercícios físicos todos os dias até o dia da segunda fase do concurso (teste físico). Entenda que na vida militar a prática de exercícios físicos e treinamentos serão constantes.

Portanto, mantenha o foco neste estilo de vida militar e pratique exercícios todos os dias.

6 – Organize o seu tempo de estudo

Estudar para um concurso público no nível da EsPCEx é primordial para quem deseja obter sucesso e ser aprovado. Para fazer isso, é preciso se organizar de forma eficaz, de maneira que as horas de estudos atendam às necessidades de aprender ou relembrar um assunto do edital.

O primeiro passo nesta organização é fazer um levantamento de tudo que necessita de bastante atenção e ir anotando em uma lista. Com a lista, coloque os assuntos prioritários nas primeiras horas de estudo disponível todos os dias, deixando os assuntos mais tranquilos para as últimas horas.

O ideal é estudar no mínimo 3 horas por dia somente as matérias de maior prioridade e duas horas os assuntos de maior domínio.

Ao todo, tente estudar 5 horas por dia de segunda a sábado, descansando aos domingos. Lembre-se sempre de estudar, se alimentar bem, dormir e praticar no mínimo 1 hora de exercícios todos os dias.

Outra dica importante para passar no concurso da EsPCEx é começar a estudar com 6 meses de antecedência no mínimo. O índice dos aprovados que se dedicaram por mais de um ano é elevado.

Desta forma, se você tem a chance de se preparar por mais tempo, isso pode aumentar suas chances de ser aprovado na prova teórica.

7 – Cursinho ou aulas particulares

É interessante enxergar a carreira militar como uma oportunidade de mudar a vida para melhor. Se você enxerga essa oportunidade assim, então é interessante não poupar tempo e dinheiro e investir mesmo neste sonho.

Uma grande opção de investimento neste sentido é pagar um curso preparatório para concurso público ou procurar um professor particular para tirar dúvidas e te ajudar com os estudos.

Além disso, é possível também conversar com amigos e outras pessoas que dominam Matemática, Português, Química, Física, dentre outras, e pedir para que te ajudem com os estudos. 

E aí,

Comentá aí o que você achou desse artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *