Estudo

Como Estudar Atualidades Para Concursos

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em novembro 6, 2019
Como Estudar Atualidades Para Concursos
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Aqui, agora, você vai aprender dicas precisas e que vão poupar seu tempo na hora de estudar atualidades para concursos. Chega de mais dicas furadas e balela, vamos ao que interessa de verdade!

Muita gente fica na dúvida na hora de estudar atualidades para concursos. O que vai cair? O que priorizar? Onde e como estudar? Qual material comprar? Essas são algumas das muitas dúvidas que assombram os concurseiros quando o tema é esse.

E não é atoa que existem tantos questionamentos, afinal atualidades é uma área muito ampla, 20 vezes maior que direito constitucional, muito mais complicada que qualquer outra, que envolve a história recente de tudo, que demanda conhecimentos de ciências gerais e sobre tudo que já aconteceu.

Reunir todo material de atualidades seria como juntar todos os jornais existentes. As apostilas de concurso tentam selecionar questões prováveis sobre atualidades, mas mesmo com a melhor das intenções seria impossível o professor adivinhar todas.

Além disso tentar acompanhar todos os jornais e revistas recentes é impraticável e pode representar um tempo perdido que você poderia estar dedicando a estudar matérias mais certeiras, com conteúdos mais estabelecidos.

Então como estudar atualidades sem que isso seja um problema e sem perder tempo? Tem solução? Eis a resposta: tem  sim!

Para te ajudar nessa tarefa, abaixo vão algumas dicas de lugares mais certeiros para consultar sem perder tempo, dicas do que priorizar na hora de estudar, como otimizar e motivos para ficar mais tranquilo. Confira!

Mas antes eu queria fazer um rápido “jabá” aqui rsrsrs

Quero te convidar a conhecer o Guia Prático para Passar em QUALQUER Concurso Público em até 1 ano.

Esse Guia é conhecido por transformar a vida das pessoas, fazer cada um se tornar um mero concursando em um concursado de sucesso!!

Por isso não per tempo, clique aqui para saber mais sobre o Guia!

Agora, bora pro conteúdo!

Onde estudar de forma mais assertiva e sem perder tempo

Muita gente indica ler jornais, revistas e sites de notícia, se você já tem o costume de acompanhar algum tudo bem, mas caso vá começar a lê-los apenas para a prova é perda de tempo.

Atualidades é um conteúdo infinito que a banca pode perguntar o que quiser, inclusive algumas questões aleatórias sobre anos anteriores e muitas outras coisas. Por isso será muito difícil você fixar tudo que for noticiado na Folha, no O Globo, no Estadão ou até o que ouvir no jornal nacional.

Mesmo para quem já tem o costume de ler vários jornais é importante peneirar o que tem mais cara que vai cair e pensar na “cara” da banca que vai avaliar e o que eles têm o costume de cobrar.

Assuntos como guerras, política ou ciência são boas escolhas, ou mesmo outras coisas relevantes como a morte do steve jobs, quem ele foi e sua importância.Fora esses assuntos acima, pode cair questões loucas como o filme de maior bilheteria a 3 anos atrás, mas isso é um chute para todo mundo, então foque nos assuntos principais.

Apesar de não ser proveitoso você ficar lendo “que nem um louco” todos os conteúdos jornalísticos publicados, existem 2 revistas que são uma boa sugestão que vão facilitar seus estudos de atualidades. Elas são a Revista Atualidades de Guia do Estudante e o Almanaque abril (com as retrospectivas até 2015).

Revista Atualidades do Guia do Estudante 

Uma vez por semestre a editora Abril publica uma edição da Revista Atualidades, que apesar de voltada para vestibular, fala sobre atualidades e engloba tudo que cai em concursos no geral.

A revista é grande e tem muita informação, algumas das matérias podem chegar ter 6 páginas ou mais, no entanto no fim de cada matéria tem um resumo daquela reportagem. A dica de ouro é ler esse resumo.

O síntese contém tudo que você vai precisar. Pois o que a prova cobra não é o detalhe do detalhe e sim uma noção geral. Você pode ter uma ideia do que é e, se quiser, no máximo, grifar um parágrafo ou outro.

Essa revista custa em média entre 20 e 25 reais e é um dos poucos conteúdos que valem a pena o custo benefício, não só de valor, mas de tempo também. O  você economizar com isso pode usar para estudar matérias mais “certas” como direito constitucional e afins.

Almanaque Abril

O Almanaque Abril é uma revista anual que teve publicações entre 1974, ano de lançamento, até 2015, quando parou sua atividades. Ela é item de colecionador e é parte de acervos de bibliotecas públicas.

Essa revista é indicada para o estudo apenas de provas que serão mais aprofundadas nas questões de história, geografia e atualidades, onde você precisará ter uma noção mais completa do que aconteceu no mundo nos vários anos anteriores.

Para provas “normais” a primeira opção é mais recomendada, mas caso necessite dessa também, a dica é dar um olhada por cima e priorizar os primeiros parágrafos – onde geralmente fica uma coisa chamada de lead jornalístico, que nada mais é do que o primeiro parágrafo uma uma matéria, onde o repórter costuma colocar o que mais importa na notícia. 

O Almanaque Abril tanto pode ser encontrado nas bibliotecas gratuitamente, quando pode ser acessado digitalmente por meio de uma assinatura anual de 3 vezes de 11 reais.

Resumos do Youtube no carro ou transporte público

Outro truque é ouvir resumos sobre atualidades de canais de concursos no carro enquanto dirige ou no transporte público enquanto volta para casa. Estes apanhados você pode apenas botar para rodar no youtube e ouvir.

Isso pode poupar muito seu tempo, pois os coloca em uma hora que você não faria nada. Apenas ouça os mais recentes e dos canais mais confiáveis.

Se você só tiver esse tempo no carro ou ônibus, faça uso dessa opção. Mas se você tiver como escolher entre as 3 opções de fonte acima, a mais certeira é a Revista Atualidades do Guia do Estudante. Ela é mais prática, atual e completa, sem demandar muito tempo.

No entanto, resolver questões de atualidades vai muito além de conteúdo, algumas dicas podem te ajudar a acertar mesmo que você não saiba muito bem a matéria.

Dicas preciosas para estudar atualidades que vão além do conteúdo

Independente de você se informar e se atualizar sobre as principais questões e assuntos do mundo, é absolutamente impossível você aprender tudo. A banca tem muita possibilidade de colocar algo que você nunca ouviu falar.

Como por exemplo: “Tal país pretende mudar a figura na sua moeda de 100, qual figura eles pretendem colocar?” ou “A rússia irá construir mais 2 presídios ano que vem, em qual estado eles serão construídos?”.

Muito dificilmente você saberá a resposta para as questões acima, mas existem coisas que você pode treinar para acertar as que você não sabe, como bom senso, interpretação de texto e adequação ao estilo do examinador. Você vai ver como e porquê abaixo.

Bom senso

A maior parte das questões de atualidades podem ser acertadas se você utilizar o bom senso. Para isso basta você ler e interpretar se faz sentido, se é absurdo ou se é preconceituoso. No fim, você responde a questão levando em conta isso ou escolhendo a opção mais claramente razoável para a pergunta exposta.

A taxa de aproveitamento é alta quando usada essa técnica com atenção. Muitas questões são mais claras do que a gente supõe. Nas provas de múltipla escolha, grande parte da obtenção da resposta está na leitura adequada e análise das opções usando o bom senso.

Interpretação de texto

Em interpretação de texto, um dos principais pontos é aprender a observar e diferenciar o que é o contexto e o que é afirmação. No caso de um contexto você não precisa julgá-lo, apenas utilizá-lo para desenvolver a questão ou  para escolher entre as opções. Já na afirmação, você precisa julgar para definir se faz sentido ou não.

Treinar a interpretação de texto é imprescindível, uma grande parte das questões depende apenas disso.

Conhecer o estilo do examinador

Conhecer o estilo do examinador vai te ajudar a treinar essas duas habilidades acima especificamente para a prova que você vai fazer e de acordo com o que costuma ser exigido nela.

Para isso basta você pegar todas as provas da referida banca do ano anterior e fazer cada uma das questões, exercitando principalmente o seu bom senso e interpretação de texto (o que é contexto, o que é afirmação e afins). 

Fazer as provas anteriores de uma banca no quesito atualidades serve apenas e exclusivamente para o entendimento do estilo dessa banca, pois raramente questões de atualidades se repetem.

No entanto, seu treino vai servir para entender como ela cobra, como redige e como fazer para aplicar o bom senso e interpretar as questões da prova.

3 pontos que vão te ajudar a ficar mais tranquilo para estudar atualidades

  • Dificilmente você vai gabaritar atualidades, praticamente NINGUÉM gabarita;
  • Você precisa apenas tirar uma nota mínima que permita a banca saber que você não é um alienado;
  • A parte de atualidades não representa um grande diferencial na sua nota, é apenas 3% ou 4% da prova.

Quase me esqueço… Lá no Guia Prático Para Passar em Concursos Públicos em 1 Ano, os truques e dicas para o assunto Atualidades para Concursos, são ensinados com muita maestria, então vale a pena conferir!

Agora que você já sabe os melhores lugares para consultar sem perder tempo, o que treinar e já está mais tranquilo, boa sorte e boa prova!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *