Dicas

Dinâmica Para Aulas Online

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em 05/07/2021
Dinâmica Para Aulas Online
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A princípio, a internet tem feito parte do nosso dia a dia. O que antes era somente um meio de comunicação e lazer, hoje é usado também para ensino através das aulas online.

Pessoas de qualquer lugar podem ter acesso a informações.

Com tanta informação e ensino através da internet é importante tornar essas aulas mais interessantes.

Nesse conteúdo vou te ensinar como tornar as aulas online mais dinâmicas. Esse será o tema abordado. Espero que goste das dicas e consiga aprimorar suas aulas online.

 Então vamos começar?! Confira a seguir algumas dicas para deixar aulas online mais dinâmicas e atrativas.

Como aperfeiçoar suas aulas online

Existem várias maneiras de aprimorar suas aulas online, deixando bem atrativa e dinâmica, por isso é importante que você tenha uma definição de metas e objetivos.

Veja a seguir algumas dicas que separei para te ajudar a elaborar dinâmicas para aulas online.  Confira.

  • Conheça seus alunos e turma;
  • Possibilite a interação entre os alunos;
  • Elabore atividades atuais para sua aula online;
  • Tenha criatividade para avaliar os seus alunos;
  • Sempre mostre que está disponível para ajudar e dê feedbacks;
  • Saiba fazer pausas;
  • Faça uso de outras mídias;
  •  Estimule apresentação dos alunos;
  • Disponibilize games nas aulas;
  •  Incentive a pesquisa por conta própria.

1 –  Conheça seus alunos e turma

Atualmente essa não é uma tarefa muito fácil, pois elaborar uma aula dinâmica para todos alunos é 100% online.

É importante que você saiba as informações básicas dos seus alunos para conseguir preparar uma aula online, pois o aluno vai sentir uma conexão maior com o professor o que poderá trazer mais interesse e estimular ele mais.

Faça  quizzes: Você pode conseguir informações sobre seus alunos fazendo quizzes ao longo do curso, faça perguntas de múltipla escolha com objetivo de obter as informações necessárias para conhecer o aluno.

O GOOGLE FORMS, pode te ajudar a elaborar esse quiz, inclusive ele gera um gráfico com as informações obtidas.

2 – Possibilite a interação entre os alunos

Mesmo com as aulas sendo online, você pode estimular interações entre alunos.

Ao estimular uma conversa entre os alunos após a aula, vai criar um ambiente virtual descontraído e atraente.

Existem duas maneiras para que os alunos  interajam entre si:

O chat aberto, mas com a supervisão de um professor, com data e hora marcada;

Comentários nas lições.

3 – Elabore atividades atuais para sua aula online

É importante estar atualizado para que a aula se torne mais interessante. Saber o que está acontecendo no mundo ou o que desperta o interesse do aluno, é uma boa maneira de tornar a aula mais dinâmica.

Mas tenha atenção ao escolher um tema, para não gerar discussões desnecessárias. A intenção é atualizar a aula com um tema para fixar melhor o conteúdo.

4 – Tenha criatividade para avaliar os seus alunos

Geralmente, em cursos online os alunos são avaliados após o término de cada módulo, então use a criatividade na hora da avaliação. Uma boa dica é avaliar o progresso do aluno no decorrer do curso ou  criar um teste para que o outro aluno realize.

5 – Sempre mostre que está disponível para ajudar e dê feedbacks

Ser presente vai fazer toda a diferença. É importante mostrar para os alunos que você está sempre disponível para ajudar, tirando dúvidas e dando feedbacks.

6 – Saiba fazer pausas

Dificilmente seus alunos vão ficar concentrados por mais de 50 ou 60 minutos. Tendo isso em mente, é importante que você saiba fazer pausas, divida a aula em períodos mais curtos e nos intervalos você ainda pode fazer perguntas aos alunos ou deixe eles perguntarem.

7 – Faça uso de outras mídias

Uma boa maneira de deixar sua aula online mais dinâmica, é apresentar um vídeo no Youtube ou uma animação referente ao tema por exemplo. Isso pode motivar mais os alunos. Você também pode usar uma linguagem prática para destacar os principais tópicos.

8 – Estimule apresentação dos alunos

Outra maneira de tornar a aula online mais dinâmica, é abrir espaço para que os alunos apresentem um tema, isso poderá dar mais dinâmica às aulas e aumentar o entrosamento entre os colegas da turma.

9 – Disponibilize games nas aulas

Muitos alunos estão acostumados com games, então essa é mais uma dinâmica para aula online, disponibilizar jogos no horário da aula referente ao tema da matéria ou aprendizado do dia.

10 – Incentive a pesquisa por conta própria

Estimular a busca por materiais de leitura que ajudem os alunos a encontrar respostas das questões, tipo de um quis, também é uma boa dinâmica para aula online. Esse tipo de atividade ajuda a fixação dos conteúdos.

Dinâmicas

Dinâmicas são uma boa ferramenta para o engajamento dos alunos. A seguir, confira mais uma lista de tipos de dinâmicas que podem ser feitas nas aulas online. Veja:

Dinâmica das semelhanças: O objetivo dessa dinâmica é conhecer os colegas, e perceber características parecidas entre os alunos para criar aproximação.

Dinâmica para ouvir as ideias dos alunos: O objetivo dessa dinâmica é ensinar os alunos a saber escutar e respeitar o colega, para isso é importante que o professor garanta que todos possam expressar as ideias e estimular a combinação de cada uma.

Dinâmica das perguntas aleatórias: O objetivo dessa dinâmica é a interação da turma e o desenvolvimento da capacidade de elaborar perguntas e respostas.

Cada aluno pode fazer uma pergunta aleatória sobre o colega, mas a resposta não poderá ser só SIM ou só NÃO, caso isso aconteça o aluno paga algum mico ou prenda.

Dinâmica dos memes: Memes são imagens usadas nas redes sociais, essa dinâmica tem o objetivo estimular a criatividade e a comunicação entre os alunos.

O professor disponibiliza algumas imagens da internet e os alunos completam a imagem dando sentido e significado. Essa é uma maneira de transmitir as ideias de cada aluno de maneira bem humorada e criativa.

Finalizando

 As dinâmicas são uma boa maneira para o engajamento dos alunos nas turmas. Hoje neste conteúdo você pode aprender algumas maneiras de tornar uma aula online mais dinâmica.

É importante que você conheça os alunos e que possibilite a interação entre eles. Espero que tenha gostado das informações e dicas que dei hoje.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *