Estudar para um concurso não é fácil, mas pra isso, precisa-se de um plano de estudo bem eficiente.
Montar um plano de estudos é o primeiro passo para começar a estudar, ajudar a manter o foco e a organização para que o objetivo seja alcançado.
O plano de estudos é muito utilizado por quem estuda para concursos.
E um bom plano de estudos não é nada sem um bom guia para seus estudos…
Por isso eu te apresento o Guia Prático par Passar em Concursos em até 1 Ano! Com ele você vai ter as melhores dicas da Internet para passar em qualquer concurso.
Milhares de alunos já vieram comentar comigo que o Guia Prático é um divisor de águas!
Não perca tempo, clique aqui, e comece hoje mesmo sua jornada para ser um Concursado de Sucesso!
Organização
Mantenha sempre a organização dos seus estudos e do ambiente onde você está estudando. Separe um para que possa se organizar melhor. E anote tudo que for estudado durante a semana.
Separe horários
A separação de horários é muito importante em um plano de estudos. Monte uma planilha com os seus horários disponíveis, ou seja, de acordo com a rotina que você leva.
E quantas disciplinas consegue estudar nos dias selecionados, separe mais horas de estudo para as disciplinas que tem mais dificuldade.
Foco
Dedique todo aquele tempo disponível para estudar, mantenha o foco nos estudos para que seja produtivo e eficiente. Desligue todas as distrações para um melhor rendimento.
Uma dica é procurar lugares silenciosos, e de preferência que seja sempre o mesmo lugar. A internet pode te ajudar a estudar, mas tome cuidado para não desviar o foco.
Planilha de estudos
Crie uma planilha com as disciplinas que vai estudar e com quais dias vai se dedicar. É importante anotar as disciplinas que serão estudadas, isso ajuda na organização dos estudos e do horário.
Prioridades
Se você quer passar no concurso, precisa definir estudar sua prioridade. Para que os seus estudos sejam eficientes e encaixem na sua rotina é importante manter sono em dia, boa alimentação e fazer exercícios, isso vai te ajudar a manter motivação para estudar.
Metas
Estabeleça metas de estudo, assim, pode ficar mais fácil o seu plano de estudos.
Tenha em mente quanto tempo você aguenta estudar diariamente. Você pode começar a definir metas pelas disciplinas que tem mais facilidade.
Estabelecer metas pode te ajudar na organização dos seus estudos, você pode criar metas diárias ou semanais, isso vai de acordo com a sua rotina.
Ciclo de Estudos
Você também pode criar um ciclo de estudos que funciona da seguinte maneira, você estuda cada uma das matérias do edital.
O ciclo termina quando você terminar de estudar cada uma das partes, depois disso cria-se outro ciclo.
Nessa técnica não é necessário definir horários, você pode estudar uma parte em um dia, e se não conseguir terminar, continua no outro.
Para se organizar melhor, você pode criar tabelas e planilhas com as matérias e o tempo em que vai estudá-las.
Um dos benefícios do ciclo de estudos é que você consegue estudar todas as matérias, e também pode recuperar os outros conteúdos. Você pode montar seu ciclo de estudos em cinco partes:
- Definir quantas disciplinas irá estudar.
- Fazer uma análise do nível de dificuldade ou facilidade que você tem em cada disciplina.
- Separe as disciplinas.
- Defina uma tabela com cada conteúdo e o tempo que você vai se dedicar a cada um deles.
- Faça uma revisão final.
Você pode optar pelo plano de estudos tradicional ou o ciclo de estudos, isso depende de qual você tem mais facilidade.
Vantagens e Desvantagens
Se você tem uma rotina pesada, o plano de estudos é uma ótima estratégia. Com isso, a sua concentração aumenta e seu rendimento também.
Uma desvantagem do plano de estudos é reorganizar a sua rotina. É importante que você crie uma certa disciplina para estudar. Se dedique nos seus tempos vagos durante o seu dia.
Se dedique aos estudos, seus resultados só dependem de você. Não esqueça de separar um dia na semana para descansar, é preciso estar bem para o rendimento dos seus estudos.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.