Polícia Federal é um órgão público que cuida da segurança, ordem pública, e da defesa dos interesses. A Polícia Federal divulgou um edital com 500 vagas em diversas áreas.
É um dos editais mais esperados e um dos concursos mais disputados. Em março, o Governo Federal decretou novas regras para concursos, e a Polícia Federal não tem mais a obrigação de pedir abertura de concursos para o Ministério da Economia.
São 500 vagas que serão distribuídas nos seguintes cargos: Delegado de Polícia, Perito Criminal, Escrivão da Polícia Federal, Papiloscopista e Agente da Polícia. As vagas serão distribuídas em todos Estados do Brasil. Precisa-se ter escolaridade em nível superior, e as áreas são: policial e superior jurídico.
Me dá um minutinho de sua atenção?
Independente do concurso que você vai fazer, é necessário estudar muito e estar ligado em todas as pegadinhas da prova!
Então para te ajudar com essa parte, eu recomendo o Guia Prático para Concurso. Ele vai ser o seu “melhor amigo” na hora do estudo!
Nele você terá vídeo aulas práticas sobre todo tipo de questões de concurso, e ainda dicas para não vacilar na hora da prova
É comprovado que concurseiros aumentaram em até 57,4% os seus resultados nas provas depois de estudar o Guia!
Por isso você não pode perder. Clique Aqui e conheça agora o Guia Prático para Concurso.
Agora vamos para o que interessa!
Atribuições
O papel de um Agente da Polícia é investigar atos e fatos, buscar dados necessários, auxiliar a autoridade policial, desempenhar algumas tarefas administrativas.
O Escrivão já tem o dever de cuidar das formalidades, dos recebimentos das fianças, objetos de apreensão , tarefas administrativas, e cumprir medidas de segurança. O Escrivão é quem cuida de toda a parte burocrática dos inquéritos.
O Perito faz exames periciais, realiza exames e a coleta dados e informações necessárias.
O Papiloscopista executa, orienta e supervisionas todos os procedimentos de revelação, armazena fragmentos papilares, exames e laudos, também é responsável por cuidar de impressões digitais e cenas de crimes.
Requisitos
Todos os cargos são exigidos nível superior, porém Escrivão e Agente da Polícia Federal são permitidas graduação em qualquer área.
Delegado
– Nível Superior em Direito
– Ter exercido da função na área jurídica ou policial por 3 anos.
– CNH “B”
– Possuir maioridade.
Perito Criminal
– Graduação na área de química, biologia, engenharia, economia…
– Possuir maioridade
-CNH “B”
-O candidato precisa obrigatoriamente ser maior de 18 anos, ter CNH “B” e o curso de formação da área.
O Processo
As provas são discursivas e objetivas, além disso, os candidatos passarão por um Exame de Aptidão Física que pode eliminar, Exame Médico que também pode eliminar, Prova Oral além de ser classificatória, também é eliminatória, Avaliação Psicológica, e Avaliação de Títulos são apenas classificatórias.
Os aprovados vão realizar o Curso de Formação Profissional que tem duração de 5 meses, e recebem uma remuneração de 50% durante o curso.
As provas discursivas e objetivas são aplicadas em todos os Estados do Brasil, porém a prova oral é aplicada somente no Distrito Federal.
O Exame de Aptidão Física é pra verificar as condições físicas, e só é aplicado após passarem na prova discursiva.Prepare-se para essa prova em específico para que não haja reprovação.
Como passar no concurso da Polícia Federal
Para se preparar pra um concurso da Polícia Federal é bom investir em cursos e cronogramas de estudos. O concurso é a melhor maneira pra quem quer seguir carreira nessa área, porém não é fácil você passar, exige muito estudo e dedicação.
O foco é o mais importante para esse tipo estudo, mantenha-se focado e monte um plano de estudo de acordo com a rotina que você leva. Se preparar para esse tipo de concurso é uma tarefa na maioria das vezes cansativa, então tenha certeza de que quer seguir nesse carreira, pois a aprovação pode não vir na primeira vez que você fizer o concurso.
O concurso é um dos mais esperados e disputados, então existe muito conteúdo para ser estudado, separe o seu material de estudo. Além disso, foque nas disciplinas que você tem mais dificuldade.
Defina um tempo pra estudar Legislação Especial, pois é um dos temas mais cobrados no concurso. Inicie o quanto antes os seus estudos, porque assim, você tem mais chances de ser aprovado. Lembre-se é muito importante se preparar para todas as etapas.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.